top of page

Psicanalista, psiquiatra ou psicólogo, qual devo procurar?

Atualizado: 28 de out. de 2023

médico com jaleco branco, braços cruzados e estetoscópio na mão
Psicanalista, psiquiatra ou psicólogo, qual devo procurar?

O coração acelera, a boca seca, o corpo começa a tremer, as tonturas começam, sinto falta de ar... quem já não se sentiu desesperado nesta hora, não é mesmo? E o pior, o que fazer? Quem procurar?


Vamos aprender um pouco sobre isto hoje.


Dos três profissionais o único que é médico é o psiquiatra, no entanto, é o único que tem o título de “doutor”. Sendo médico, ele é o único que pode receitar o medicamento que vai “controlar” os sintomas. Digo controlar por se deduzir que o seu problema seja psicológico, ou seja, psicossomático (quando o psicológico atinge o corpo).

Os medicamentos não podem combater o que causa os sintomas, pois sua causa está no psicológico e não no fisiológico.

Fisiológico – é o funcionamento dos órgãos, logo é físico.

Psicológico – é o funcionamento das emoções, pensamentos, lembranças, logo é metafísico.


É aí que está o erro de muitas pessoas. Vão ao psiquiatra e ao iniciarem com os medicamentos, os sintomas são controlados, daí se tem a ideia de que o problema foi resolvido, mas não foi. O que vai acontecer é que com o tempo o corpo irá se acostumar com os medicamentos e os sintomas voltam. E o que normalmente fazem? Voltam no psiquiatra que aumenta a dosagem do medicamento e assim o organismo vai ficando cada vez mais saturado com estes medicamentos.


Em psiquiatria nós temos o DSM que está atualmente na sua 5ª edição, que é um manual psiquiátrico onde estão protocolados todas as doenças psicológicas e em conformidade a este manual é que se diagnostica a doença e se prescreve o remédio para combater os sintomas.


Mas os sintomas são em sua grande maioria de origem psicológica, então, enquanto não se resolver as questões psicológicas, não se combate a causa e os sintomas vão sempre voltar, tão logo o organismo se acostume com o medicamento e o mesmo já não faça efeito.


Até aqui já pudemos entender o que é um psiquiatra, agora vamos entender o trabalho de um psicólogo.


O psicólogo é estudado para analisar todo tipo de comportamento e ação e reação de um indivíduo. Em acordo com os ambientes em que este indivíduo frequenta, se dará o estado de sua saúde mental. Então o psicólogo ira investigar e analisar a vinculo familiar, social, o ambiente de trabalho, a saúde alimentar, etc. Pois o psicólogo está entre o psiquiatra (que se preocupa somente com o fisiológico) e o psicanalista (que se preocupa com o psicológico), ele irá analisar a vivencia deste indivíduo, e verificar a sua capacidade mental, normalmente através de testes protocolados e autorizados para este fins.


Agora iremos falar do psicanalista. O psicanalista está totalmente voltado a analisar, investigar a construção psicológica do indivíduo.

Lógico que um psicanalista se preocupa com o meio em que este indivíduo vive, a sociedade ao qual está inserido, mas com ênfase em como este indivíduo se comporta em meio a tudo isto, pois, conforme foi a sua construção psicológica, este indivíduo irá apresentar ações e reações inconscientes provindas de toda a sua criação. Ou seja, todos nascemos e vivemos rodeados de pessoas, amigos, familiares, pais e etc. e estes relacionamentos nos marcam psicologicamente, podendo causar traumas e frustrações aos quais não sabemos enfrentar.

A psicanálise é um método científico disponível para investigar e analisar o indivíduo e entender o porque ele apresenta certos sintomas em seu corpo, ou seja, o psicanalista investiga a causa do problema e tem como objetivo levar este indivíduo a entender o que aconteceu com ele.

As vezes coisas acontecem em nossa infância que carregamos para uma vida toda, e pior, vamos juntando coisas mau resolvidas, da infância, da adolescência, da fase adulta, da atualidade e, cada vez mais estas emoções reprimidas se somatizam, atacando o corpo das mais variadas formas.

O psicanalista é aquele que ajuda o indivíduo em seu sofrimento, a dar um novo significado ao que ele entendeu errado, ou não entendeu, ou se machucou com o que entendeu.

Esta são as diferenças básicas entre estes três profissionais.

O psiquiatra se preocupa com o que o seu psicológico está fazendo com os seus órgãos, então ele medica para te aliviar.

O psicólogo se preocupa como você está vivendo a sua vida, se está tendo condições adequadas e que nisto o seu psicológico está sendo preservado, visa a sua consciência.

O psicanalista se preocupa com a sua vivência de agora, mas sabe que você é o que foi construído e necessita entender esta construção, para poder viver melhor, visa a sua consciência e a inconsciência.


Quer realizar uma consulta?





Por

Serva Rosemary Gomes - psicanalista

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page